
Passamos quase todos os dias por ela, mas alguém aí sabe quem foi Agamenon Magalhães? Não?
Não se preocupe. Léo Te Informa...

Tetraneto de Agostinho Nunes de Magalhães, e Filho do juiz e deputado estadual Sérgio Nunes Magalhães, tornou-se bacharel pela Faculdade de Direito de Recife (1916), em Recife, sendo em seguida nomeado para a promotoria da comarca de São Lourenço da Mata. No ano seguinte, casou-se com Antonieta Bezerra Cavalcanti e retornou a Recife, onde fixou residência.
Em 1918, foi eleito deputado estadual com apoio da agremiação governista estadual (Partido Republicano Democrata) e, em 1924, tornou-se deputado federal, reeleito quatro anos depois. Contudo, em 1930, rompendo com os governos estadual e federal, aderiu à Aliança Liberal formada em torno da candidatura de Getúlio Vargas. Após a revolução, apoiou o interventor Carlos de Lima Cavalcanti e ajudou a articular no estado o Partido Social Democrata (de sustentação ao Governo Provisório), pelo qual elegeu-se deputado constituinte em 1932.
Foi grande aliado a Getulio Vargas, presidente da época. Em seu curriculum teve:
Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio do Brasil --> 1934 — 1937
Ministro da Justiça e Negócios Interiores do Brasil --> 1937
Governador de Pernambuco --> 1937 — 1945
Ministro da Justiça e Negócios Interiores do Brasil --> 1945
Governador de Pernambuco --> 1951 — 1952
Agamenon Magalhães foi tio do deputado federal Sérgio Magalhães Junior, líder da Frente Parlamentar Nacionalista, e do governador Roberto Magalhães Melo.
Veio a falecer em 24 de Agosto de 1952 por morte súbita.
0 comentários:
Postar um comentário